oficial_2018_250.png

A  Associação Bak Siu Lum ou Shaolin Norte, em chinês: 北少林 é uma escola que tem a finalidade de promover e propiciar aos seus alunos, instrutores e professores a  assídua convivência social, desenvolver,  conservar e ensinar um vasto e valioso patrimônio cultural milenar: a arte marcial tradicional chinesa trazida da China para o Brasil em 1960 e ensinada pelo Grão Mestre Chan Kowk Wai. O Prof. Ronaldo Massarutto, discípulo do Mestre Chan Kowk Wai, é Presidente e idealizador da Associação Bak Siu Lum de Kung fu, Tai Chi Chuan e Terapias Orientais. Trabalha-se na Bak Siu Lum vivências e treinamentos culturais, filosóficos, marciais, terapêuticos e salutares, mantendo e desenvolvendo a saúde físico-corporal, nutrindo, formando guerreiros e passando a tradição aos que merecem, de forma a preservá-la para as futuras gerações.

okungfu.png

Kung Fu é conhecido como um estilo de arte marcial chinesa. A tradução literal desta palavra em mandarim para o português é “trabalhar duro” ou “tempo e habilidade”, sendo que para os chineses esta expressão também é usada para se referir a algo que foi adquirido com muito esforço e competência na luta corporal.

Originalmente chamado de wushu (que significa “arte da guerra”, em mandarim), o kung fu teve origem há muito tempo na necessidade dos chineses de lutar contra animais ferozes. Este estilo de luta supostamente foi criado há aproximadamente 4 mil anos.

O aprendizado é feito de forma gradual e de acordo com a capacidade e esforço do aluno,  aprendendo conforme o seu interesse, capacidade e dedicação, buscando o mais pleno desenvolvimento de seu potencial, visando o bem estar e harmonizando o equilíbrio entre o corpo físico, mental, emocional e espiritual. Através das práticas do Kung fu, Tai Chi Chuan, Chi Kung, Meditação, lutas tradicionais chinesa com e sem armas, defesa pessoal (Chin na), Sanshou/Sanda (Boxe Chinês), Palma de Ferro, Camisa de Ferro, Dança do Leão, Dança do Dragão e outros o Prof. Ronaldo Massarutto formou dezenas de instrutores e 18 professores de Shaolin Norte pela Associação Bak Siu Lum de Kung fu-Wushu Tai Chi Chuan e Terapias Orientais, onde é Presidente.

kids.png

Os treinamentos  desenvolvidos pelos professores da Associação Bak Siu Lum para crianças acima de 3 anos envolvem o lúdico período em que a realidade e o faz de conta estão presente nas brincadeiras das crianças. Adaptando aos treinos de kung-fu e aliando-o a brincadeiras e movimentos que as crianças estão acostumadas a fazer (como rastejar, engatinhar, andar, correr, subir, agachar, pular, saltar obstáculo entre outros) segue-se o quanto indicado por profissionais da saúde e educadores como mais uma ferramenta no processo de aprendizagem.

Usando jogos e brincadeiras trabalha-se as inteligências múltiplas das crianças, desenvolvendo os aspectos cognitivos, de coordenação motora, ritmo, orientação e estruturação espacial, organização do esquema corporal e lateralidade e o ensino e reforço de conteúdos. A interação entre alunos e professores permite que a criança adquira novas habilidades, aprenda a identificar, compreender e solucionar eventuais problemas durante o treino independente de qual for o resultado e a fazer suas próprias descobertas, proporcionar a autoconfiança e compreendendo, aceitando e respeitando regras e limites. São trabalhados valores como disciplina, cooperação, sociabilidade e respeito, princípios que permitem à criança viver em harmonia em sociedade e desenvolvendo a moral e a ética através do código de ética marcial Shaolin Norte (WUDE). Nossos ensinamentos estão associados à descoberta e manutenção da paz e seus benefícios psicológicos são incontáveis, levando a criança a, desde cedo a ser disciplinada e calma, além dos benefícios físicos que são inerentes a todos os esportes.

taichichuan.png

A criação do Tai Chi Chuan (Tai Kek Kuen) é cercada por diversas lendas passadas adiante através do tempo. Uma delas, o monge taoísta do século 12 chamado Zhang San Feng foi visitado pelo “Espírito da Montanha Mou Tong”, que o ensinou as técnicas de artes marciais que mais tarde seriam conhecidas como o Tai Chi Chuan. Apesar de todas as lendas, a história coerente a ser traçada numa linha do tempo encontra sua criação em Chen Wangting, do vilarejo de Chen Jiagou, e Jiang Fa, que estudou artes marciais em Shanxi e morou na vila de Xiaoliu, ambos do Condado de Wenxian. 

Independente do verdadeiro criador, o Tai Chi Chuan encerra três princípios básicos :

A assimilação do fundamentos e a prática em formas tradicionais de Wushu. Os fundamentos do Tai Chi Chuan possuem muitas posturas e movimentos encontrados em outras artes marciais tradicionais chinesas da época.

A assimilação dos métodos tradicionais de cultivo da saúde. O Tai Chi Chuan demonstra ser um dos mais recentes desenvolvimentos dentro do processo gradual que se extendeu por séculos, combinando o wushu com formas tradicionais de exercícios internos, meditação e exercícios calistênicos para melhorar a saúde e atingir a longevidade. Estes envolviam relaxamento, concentração e técnicas respiratórias. Muitos destes elementos podem ser vistos dentro do Tai Chi Chuan.

A assimilação das teorias clássicas de medicina e filosofia. O Tai Chi Chuan, como muitos dos exercícios acima mencionados, adotou as teorias tradicionais da medicina chinesa para promover o Qi, ou energia vital, que circula pelo corpo humano para assegurar um ótimo funcionamento para os órgãos internos. Quanto à parte filosófica, o Tai Chi Chuan está intrínssecamente ligado ao Ba Gua e outras tradições taoistas.


baksiulum.png

A Associação Bak Siu Lum convida a todos a participar da nossa família Shaolin, e verificar o nosso nível técnico, profissional e humano, inteiramente dedicado aos alunos que, dia a dia, se esforçam para aprender a verdadeira Arte Marcial Chinesa. O principal estilo ensinado é o sistema Shaolin Norte, Tai Chi Chuan Yang tradicional e Choy Li Fat  e outros estilos complementares como: Tam TuiTong LongGarra de ÁguiaXing YiPa KuaTcha Chuan, Lo Han, Lo Hap e Pa Ki.

As aulas da Associação Bak Siu Lum são planejadas, ministradas e acompanhadas por uma equipe de profissionais das mais diversas áreas da saúde, como Profissionais da Educação Física, Fisioterapia e Terapias Orientais.

Equipe técnica: Aulas com o Prof. Ronaldo Massarutto, Prof. Vinicius Massarutto,  Prof. Filipe Massarutto e Instrutora Larissa Massarutto, discípulos do Grão Mestre Chan Kowk Wai 10° nos estilos Shaolin do Norte, Tai Chi Chuan, Choy Lei Fat, Xing Yi e Pa Kua. e outros estilos: Tam TuiTong LongGarra de ÁguiaTcha Chuan, Lo Han, Lo Hap e Pa Ki.

ÉTICA MARCIAL E GRÃO MESTRES SHAOLIN DO NORTE

aulas.png
imgaulas.png
contatos.png

Entre em contato com a gente para saber mais sobre a nossa Associação, próximas turmas, horários e quaisquer dúvidas que você possa ter. Estamos à sua disposição.

Nome *
Nome
Interesse
Qual o estilo que você gostaria de saber mais?

Associação Bak Siu Lum
Telefones 19 3422 0526 | Larissa Massarutto 19 9 8700 8150