Mente e Universo - Uma interação quântica por Fabi Fernanda
Mar
30
9:00 AM09:00

Mente e Universo - Uma interação quântica por Fabi Fernanda

A mente, também vista como consciência e, em algumas interpretações, alma, intriga o saber humano desde os tempos mais antigos.

Epicuro, antigo filósofo grego, falava na existência de “átomos de alma” dispersos pelo corpo, como um vapor, responsáveis por proporcionar as sensações, a consciência, a vitalidade do corpo. Alguns gregos, entretanto, acreditavam que esses aspectos estavam no coração ou se localizavam no peito. Enquanto outros suponham que a consciência residia no sangue. Já para os hindus, a consciência estava nos chakras, ao longo da espinha dorsal e que, portanto, a meditação, a yoga, era essencial para compreendê-la. Em tempos mais modernos, Descartes defendeu o dualismo mente-corpo: de um lado o corpo, a parte física, formada por carne, ossos, tendões, articulações; de outro, a mente, a parte psíquica, que entendida como alma, inerente apenas ao homem, que representava seu verdadeiro “eu”.

Nos últimos anos, essa questão tende a ser tratada partindo-se da analogia hardware-software, onde o cérebro desempenha a função de hardware, a parte física, e a mente, a função de software, responsável pelos processos, pelo entendimento do que é captado pelos sentidos.

Não há dúvida de que a mente está ligada ao cérebro, mas qual seria a natureza dessa conexão? Estaria a mente presa ao cérebro, ou poderia existir sem ele, dispersa no Universo?

Este curso não tem a pretensão de responder a essas questões, mas enxergá-las dentro da proposição da mecânica quântica, como possibilidades, bebendo de seus conceitos básicos e passando pelas principais teorias sobre o funcionamento da mente e sua interação com o Universo.

View Event →
Imersão em Mitologia grega por Georgia Welp - I parte
Apr
6
to Apr 7

Imersão em Mitologia grega por Georgia Welp - I parte

Essa imersão possui uma parte introdutória onde conversamos sobre aprendizado (como aprendemos a aprender x como podemos aprender de maneira eficiente?), sobre conceitos gerais da psicologia de Jung - que nos trará uma maneira de interpretarmos os mitos e sobre o conceito de símbolo, que abarca não apenas uma forma intelectual de compreensão da realidade, mas também formas instintivas e emocionais.

A compreensão e interpretação de um mito não se resume a uma coleção de conceitos sobre cada Deus, mas antes, o entendimento da forma de funcionamento e sentimentos de cada um deles. Isso nos afasta de julgamentos, bem como nos leva a uma possibilidade de entendimento dinâmico e amoroso.

Feita essa introdução, passaremos ao entendimento dinâmico do funcionamento dos arquétipos através de alguns mitos exemplificativos a respeito de: 1) Dioniso; 2) Narciso; 3) Eros e Psiqué; 4) Zeus e Hera; 5) Deméter, Perséfone e Hades. Sempre nos utilizando de um método construtivista de conhecimento através do debate em grupo.

Georgia Welp é psicóloga clínica junguiana há 30 anos, supervisora local de estágios de psicologia clínica pela PUC-RS, pós-graduada em Pedagogia para o Ensino Superior, Mestranda em Mediação e Resolução de Conflitos e ministra esse curso há 27 anos, tendo atuado em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Bagé, São Leopoldo e Florianópolis. Palestrante na URFGS, ULBRA, Uniritter, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas e Unipampa.

Horários da Imersão:

Dia 6 de Abril, sábado: das 9 às 12h, das 14 às 17h, das 18:30 às 21h

Dia 7 de Abril, domingo: das 9 às 12h

View Event →

Introdução ao Xamanismo Hermético e Animal de Poder por Matheus Bernardelli
Mar
2
2:00 PM14:00

Introdução ao Xamanismo Hermético e Animal de Poder por Matheus Bernardelli

O curso de Introdução ao Xamanismo Hermético e Animal de Poder apresenta os fundamentos que envolvem o contato com as forças da natureza como caminho de autoconhecimento e redescoberta dos potenciais de cada indivíduo. Serão apresentados os conceitos teóricos que formam a base desse sistema mágico. Além do conteúdo teórico, será realizado um ritual para a busca do reencontro com o Animal de Poder. Após o curso, cada participante receberá um material de apoio contendo informações e simbologias associadas ao seu próprio animal.

Existem diferentes modos de se acessar um estado alterado de consciência para acesso ao Mundo Xamânico. Dentro do Xamanismo Hermético, essa indução é realizada através do tambor. Desse modo, não há ingestão de nenhuma substância psicoativa dentro de nossos rituais. 

Neste curso, serão trabalhados os seguintes tópicos: Introdução ao Xamanismo Hermético; Os Quatro Elementos; O Xamã como Curador Ferido; Os Estados Alterados de Consciência; Simbologia Xamânica; O Mundo Xamânico e como Acessá-lo; Animais de Poder; Interpretação do Animal de Poder. 

O curso será ministrado no dia 02 de março de 2018, das 14hs às 20hs.

Matheus Bernardelli é Analista de Sistemas formado pela UNICAMP e mestrando em Tecnologia pela mesma universidade. Iniciou seus estudos sobre ocultismo, magia e espiritualidade aos 14 anos. Foi iniciado no Xamanismo Hermético no Núcleo Xamânico Casco da Tartaruga pelo Mestre Ossumipã (Fernando C. Maiorino), recebendo o nome iniciático de Xamã Andaiki. Fundou, em 2018, o Núcleo Xamânico Pulo da Jaguatirica em Piracicaba/SP. É umbandista, sacerdote e co-fundador do Templo de Umbanda Hermética Caminho da Serpente e membro da Associação Educacional Sirius-Gaia.

View Event →
Astrologia Tradicional por Paulo T. Vasconcellos
Feb
16
to Feb 17

Astrologia Tradicional por Paulo T. Vasconcellos

Muito provavelmente a Astrologia é o conjunto de conhecimento mais antigos que existe, possuindo inúmeras abordagens e reinvenções como a Astrologia Cármica, a Cabalística, a Hermética, dentre outras. A Astrologia Tradicional é um desses ramos e que vive desde a década de 1990 um renascimento devido à tradução de tratados medievais na Alemanha.

Focada em um retorno às origens, a Astrologia Tradicional vem como uma abordagem não apenas do ser humano, com Leitura do Mapa Astral, mas também traz uma Visão de Mundo, apresentando os fundamentos para a prática da Magia Astrológica, oráculo, cálculos e outras ferramentas preditivas.

O Curso de Astrologia Tradicional e Magia Astrológica ministrado por Paulo T. Vasconcellos, por dois dias, trará os fundamentos filosóficos e práticos da astrologia, com a exposição dos conhecimentos básicos necessários para a leitura dos mapas astrais e as principais técnicas preditivas. Na noite do Primeiro Dia um Rito de Magia Astrológica será conduzido com a participação dos interessados.

O Curso terá a duração de dois dias e será ministrado nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2019 na Mansão Rubi, em Piracicaba-SP. Indicamos este curso para aqueles que desejam começar os estudos de astrologia ou já possuem algum conhecimento da Astrologia Moderna e gostariam de aprender mais sobre a Astrologia Tradicional.

Investimento: R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais) ou R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para pagamento à vista via depósito bancário.

Vagas limitadas a 20 participantes.

Inscrições e mais informações: https://www.mansaorubi.com/contato/ ou nos telefones (19) 99132-7055 ou (19) 99863-8083.


View Event →