Cursos

A Mansão Rubi tem como uma de suas principais formas de atuação o oferecimento de cursos que têm como meta a expansão de consciência e desenvolvimento pessoal de seus participantes. Os cursos são repetidos periodicamente e agendados mediante pedidos. Caso algum curso desperte seu interesse, ou caso tenha alguma sugestão ou proposta de curso a ser realizado, entre em contato.


CURSOS AGENDADOS

Astrologia e Magia Astrológica
por Paulo T. Vasconcellos

A Astrologia é um dos conjuntos de conhecimento metafísico mais antigos da humanidade. Tomando por base a simbologia presente nos astros, perceptível ou conhecida por meio dos mitos e lendas, é possível adquirir o conhecimento efetivo, funcional e útil a respeito do Universo.

O Curso de Astrologia e Magia Astrológica apresenta os fundamentos básicos da Astrologia Tradicional, seu modelo de conhecimento e utilidades práticas de interpretação, oráculo e ritual.

Não existe produto dissociado de processo, portanto, o curso de Astrologia e Magia Astrológica trará um pouco do caminho trilhado em sua concepção.

A manhã do primeiro dia está reservada para os fundamentos teóricos da astrologia. Do modelo cosmogônico e o seu simbolismo aos mais diversos textos religiosos que apontam para a astrologia. O objetivo é que o aluno adquira uma noção simplificada de kaballah, numerologia, geometria sagrada e as leis herméticas suficiente para entender a simbologia astrológica.

A tarde do primeiro dia pretende ser destacada para o estudo dos símbolos propriamente ditos: as duas polaridades, três movimentos, quatro elementos, sete planetas, doze casas zodiacais e doze signos. Trata-se do alfabeto astrológico enquanto linguagem propriamente dita, o conhecimento mais difundido da astrologia.
Munido do alfabeto, na segunda manhã o curso tratará da interpretação da combinação dos símbolos na prática. Aqui trataremos da disciplina mais difundida da astrologia: a interpretação de uma carta natal.

A tarde do segundo dia, como encerramento, se dedicará a esmiuçar aspectos mais específicos da astrologia: cálculos, astrologia horária (a astrologia utilizada como oráculo), astrologia eletiva (princípios para a escolha dos melhores momentos para algo) e noções básicas de astrologia mundana (movimentos políticos) e astrometereologia (previsão do clima).

O objetivo é que ao final do curso o aluno possua conhecimento suficientes para as demandas mais comuns dos astrólogos, estando apto a prosseguir seus estudos conosco ou individualmente sabendo ao menos identificar os indícios de um texto confiável ou não.

Paulo T. Vasconcellos é graduado em Direito e Graduando em Português e Hebraico, ambos pela Universidade de São Paulo. Estuda Astrologia desde 2008, começando pela Astrologia Moderna e passando em 2012 para a Astrologia Tradicional. Acrescentou aos Estudos Astrológicos bases Herméticas e Cabalísticas aprendidas em Ordens Iniciáticas e em estudos individuais, bem como estudos feitos em Hebraico e Latim sobre os textos clássicos de astrologia.

Kabbalah, Magia Prática e Árvore da Morte
por Marcelo Del Debbio

KABBALAH
Este é o curso recomendado para se começar a estudar qualquer coisa relacionada com Ocultismo.A Kabbalah Hermética é baseada na Kabbalah judaica adaptada para a alquimia durante o período medieval, servindo de base para todos os estudos da Golden Dawn e Ordo Templi Orientis no século XIX. Ela envolve todo o traçado do mapa dos estados de consciência no ser humano, de extrema importância na magia ritualística. O curso abordará as diferenças entre a Kabbalah Judaica e Hermética, a descrição da Árvore da Vida nas diversas mitologias, explicação sobre as 10 Sephiroth (Keter, Hochma, Binah, Chesed, Geburah, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malkuth), os 22 Caminhos e Daath, além dos planetas, signos, elementos, cores, sons, incensos, anjos, demônios, deuses, arcanos do tarot, runas e símbolos associados a cada um dos caminhos.

O curso básico aborda os seguintes aspectos:
- A Árvore da Vida em todas as mitologias - Simbolismo e Alegorias na Kabbalah - Descrição e explicação completa sobre as 10 esferas (sefirot) - Descrição e explicação completa sobre os 22 caminhos - Cruzando o Abismo (Véu de Paroketh) - Alquimia e sua relação com a Árvore da Vida - O Rigor e a Misericórdia - A Estrela Setenária e os sete defeitos capitais - Construção do Templo Astral e exercícios relacionados - Letras hebraicas, elementos, planetas e signos. Total: 8h de curso.

QLIPTHOT - A ÁRVORE DA MORTE - Pré-Requisitos: Kabbalah
O Curso de Qliphoths e Estudo sobre os Túneis de Set abordará os elementos comparativos entre as esferas e as qliphas (Lilith, Gamaliel, Samael, A´Arab Zaraq, Thagirion, Golachab, Gha´Agsheklah, Satariel, Ghogiel e Thaumiel) e as correlações entre os 22 Túneis de Set e os Caminhos de Toth. É muito importante porque serve como complemento do caminho da Mao Esquerda na Árvore da Vida. Mesmo que a pessoa não deseje fazer as práticas, o estudo e conhecimento de NOX faz parte do curriculo tradicional da Golden Dawn e de outras ordens iniciáticas.

MAGIA PRÁTICA
O curso aborda aspectos da Magia Prática tradicional, desde suas tradições medievais até o século XIX, incluindo os trabalhos de John Dee, Eliphas levi, Franz Bardon e Papus. Engloba sua utilização no dia-a-dia para auto-conhecimento, ritualística e proteção. Inclui os exercícios de defesa astral indispensáveis para o iniciado.

O curso aborda os seguintes aspectos: - O que é Magia - O que é o Mago - Os instrumentos do Mago - Os planos e suas vibrações - O altar e os quatro elementos - Sobre o Astral - Os sete planetas - A visualização - Exercicios de Proteção - Ritual Menor do Pentagrama - Como fazer água lustral - Consagrações Total: 8h de curso.

Nascido em 1974, Marcelo Del Debbio é hoje considerado um dos maiores pesquisadores sobre Ordens Iniciáticas, Oráculos e Ocultismo no Brasil. Acesse este link para obter mais informações sobre Marcelo Del Debbio, além de conhecer mais sobre o site Teoria da Conspiração.

Simbologia e Hermetismo
Por Leo Lousada

O hermetismo é uma doutrina filosófica que não tem caráter religioso, sendo, na verdade, a influência inicial de inúmeras religiões. Os conhecimentos puros dessa filosofia se mantiveram vivos no seio das ordens iniciáticas de forma secreta por muitos séculos, até a publicação em 1908 do livro “O Caibalion”.

O Caibalion é um livro esotérico e ocultista que desvela os Princípios Herméticos, apresentando-os e explicando-os. Sua autoria permanece velada, tendo seus autores se identificado como “Os Três Iniciados”. Segundo eles, o livro contêm a essência dos ensinamentos transmitidos por Hermes Trismegistus, tal como ensinado nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia.

Os principais ensinamentos deste livro são conhecidos como os 7 princípios herméticos: I- O Princípio de Mentalismo. “O Todo é Mente; o Universo é mental”, II- O Princípio de Correspondência. “O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora”, III- O Princípio de Vibração. “Nada está parado, tudo se move, tudo vibra”, IV- O Princípio de Polaridade. “Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados”, V- O Princípio de Ritmo. “Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação”, VI- O Princípio de Causa e Efeito. “Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei” e VII- O princípio de Gênero. “O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação.”

A Compreensão dos Princípios Herméticos permite a compreensão do aparente e do oculto do Universo e do nosso lugar na Criação. Trazendo o Conhecimento Hermético para o Consciente, através da percepção e compreensão dos símbolos de nossas vidas, somos capazes de causar a mudança que desejamos através de sua utilização prática.

“Os Princípios da Verdade são Sete; aquele que os conhece perfeitamente, possui a Chave Mágica com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente." - O CAIBALION

Léo Lousada, iniciou sua vida no espiritismo na infância. Na adolescência, foi iniciado na Ordem De Molay, onde iniciou seus estudos nos meios ocultistas. Foi iniciado na Kabbalah judaica na tradição do Rabi Baal Shem Tov, é membro da Rosa Cruz, estudante da Sociedade de Ciências Antigas e professor da Sirius Gaia. É publicitário de formação, mas trabalha na área educacional. Fundador do Canal Conhecimentos da Humanidade, junto a Bruno Lanaro, inaugurado em meados de maio de 2015, que atualmente possui mais de 150 vídeos, conta com mais de sessenta mil inscritos e mais de dois milhões de acessos. As produções roteirizadas, editadas e apresentadas por Léo Lousada e Bruno Lanaro, resultam em uma excelente fonte para aqueles que buscam informações e conhecimentos diversificados, uma vez que o canal disponibiliza conteúdos abrangentes, tal como religião, mitologia, história, misticismo, psicologia, simbolismo, filosofia, sociedade e outros temas que ajudaram a construir o mundo como conhecemos hoje.

CURSOS FUTUROS

5elementos.png
FisicaQuantica.png
projecaoastral.png