Back to All Events

Imersão em Mitologia grega por Georgia Welp - I parte


Essa imersão possui uma parte introdutória onde conversamos sobre aprendizado (como aprendemos a aprender x como podemos aprender de maneira eficiente?), sobre conceitos gerais da psicologia de Jung - que nos trará uma maneira de interpretarmos os mitos e sobre o conceito de símbolo, que abarca não apenas uma forma intelectual de compreensão da realidade, mas também formas instintivas e emocionais.

A compreensão e interpretação de um mito não se resume a uma coleção de conceitos sobre cada Deus, mas antes, o entendimento da forma de funcionamento e sentimentos de cada um deles. Isso nos afasta de julgamentos, bem como nos leva a uma possibilidade de entendimento dinâmico e amoroso.

Feita essa introdução, passaremos ao entendimento dinâmico do funcionamento dos arquétipos através de alguns mitos exemplificativos a respeito de: 1) Dioniso; 2) Narciso; 3) Eros e Psiqué; 4) Zeus e Hera; 5) Deméter, Perséfone e Hades. Sempre nos utilizando de um método construtivista de conhecimento através do debate em grupo.

Georgia Welp é psicóloga clínica junguiana há 30 anos, supervisora local de estágios de psicologia clínica pela PUC-RS, pós-graduada em Pedagogia para o Ensino Superior, Mestranda em Mediação e Resolução de Conflitos e ministra esse curso há 27 anos, tendo atuado em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Bagé, São Leopoldo e Florianópolis. Palestrante na URFGS, ULBRA, Uniritter, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas e Unipampa.

Horários da Imersão:

Dia 6 de Abril, sábado: das 9 às 12h, das 14 às 17h, das 18:30 às 21h

Dia 7 de Abril, domingo: das 9 às 12h